Ogum

Orixá guerreiro, vencedor de demandas. O grande guerreiro da Umbanda. Senhor dos estradas, caminhos. Não há caminhos fechados para os filhos de Ogum. Seus filhos são falantes, amigos, obstinados e trabalhadores.

Seus falangeiros atuam diretamente nos trabalhos do terreiro, em correntes, em quebra de demandas no terreiro.

Normalmente antes de giras de Exú canta-se para Ogum em prol de harmonização, guerreiro sempre alerta para com espíritos que não condizem com a doutrina da Umbanda.

Saudação: Ogum iê, Saravá Ogum, Ogum meu Pai

Sincretismo: São Jorge

Dia da Semana: Terça-feira

Data festiva: 23 de abril

Cor da Guia: vermelha e branca

Bebidas: cerveja clara

Comidas: inhame (cará) cozido

Ervas: Espada-de-São Jorge (espada de Ogum), Peregum-de-Ogum, Lança-de-Ogum, Vence demanda

Flores: Palmas vermelhas, crista de galo, …

Local de vibração: Nas estradas e praias.

*******************************************************************************

*

ORAÇÃO A SÃO JORGE

Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me exerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal.
Armas de fogo o meu corpo não o alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem.
Jesus Cristome proteja e me defenda com o poder de sua Santa e Divina Graça, a Virgem Maria de Nazaré, me cubra com o seu Sagrado e divino manto, me protegendo em todas minhas dores e aflições, e Deus com a sua Divina Misericórdia e grande poder, seja meu defensor, contra as maldades de perseguições dos meus inimigos, e o glorioso São Jorge, em nome de Deus, em nome de Maria de Nazaré, e em nome da falange do Divino Espírito Santo, me estenda o seu escudo e as suas poderosas anulas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, do poder dos meus inimigos carnaise espirituais e de todas sua más influências, e que debaixo das patas de seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós, sem se atreverema ter um olhar sequer que me possa prejudicar.
Assim seja com o poder de Deus e de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
Amém.